POR QUE DIREITO? - 2° Artigo escrito por Valmor Fantinel - Aluno de Direito das FIO

30/06/2010 12:06

Artigo: POR QUE DIREITO?

Autor: Valmor Fantinel

    Foi essa a pergunta que me fiz antes de começar a cursar a Faculdade de Direito, a qual repeti inúmeras vezes durante o começo do ano letivo. Confesso que essa resposta eu não tive de imediato, dada a complexidade do que se entende por Direito.

    Por ser formado em outra área, acreditei que este seria apenas um novo ramo de atuação profissional. O que eu não esperava, era que o Direito mexesse com as minhas estruturas, que me fizesse questionar valores e conceitos pré-concebidos até então, isso em apenas quatro meses de estudos.

    O curso de Direito não se resume a Leis ou Normas Jurídicas apenas, pode, e deve ser visto como um instrumento de pacificação da sociedade. Basta olharmos ao nosso redor e vermos os inúmeros conflitos, o Direito surge como esse instrumento pacificador no auxílio da solução dos mesmos.

    Atuando nesta área, podemos agir diretamente como agentes transformadores do nosso meio social, pois o Direito é uma Ciência que nos possibilita organizar, estruturar e colocar em prática essa mesma sociedade.

    O Direito se encontra nas mais diversas áreas, ou seja, se faz Onipresente. Por isso não estudamos apenas Leis, mas também, Doutrinas, Interpretações, Raciocínios, Comportamentos, Filosofias, Vidas, Pessoas, Sociedades etc.

    O grande jurista, filósofo e educador Miguel Reale nos diz que “o Direito corresponde à exigência essencial e indeclinável de uma convivência ordenada, pois nenhuma sociedade poderia subsistir sem um mínimo de ordem, de direção e solidariedade”.

    Enfim, o que me motiva a cada dia é a Paixão que tenho pelo Direito. É a certeza de que farei a diferença em um mundo que se mostra cada vez mais indiferente. Isto, nada, nem ninguém, poderá tirar de mim.

 Valmor Fantinel é aluno de Direito das Faculdades Integradas de Ourinhos – FIO.

Voltar