COPA DO MUNDO 2010 - DEPUTADOS DE FÉRIAS? - 2° Artigo escrito por Flávio Oliveira - Aluno de Direito das FIO

30/06/2010 12:15

 

Artigo: Copa do Mundo 2010 – Deputados de férias?

Autor: Flávio Oliveira

     A Copa do Mundo FIFA de 2010 é a 19° edição e ocorrerá pela primeira vez no Continente Africano tendo como anfitriã a África do Sul. Será o maior evento neste continente, que, como as Olimpíadas ainda não tinha sido organizado no continente africano.

    No dia 15 de maio de 2004, em Zurique, Suíça, a África do Sul derrotou Marrocos por 14 votos a 10, o Egito não teve nenhum voto e a Líbia e Tunísia retiraram-se em 8 de maio de 2004, depois que sua junção não foi permitida.

    Vinte anos depois da libertação de Nelson Mandela, a África do Sul é uma democracia vibrante, mas ainda existem milhões de pessoas vivendo na pobreza e buscando uma liderança capaz de confrontar os problemas sociais como: desemprego, que atinge quase 25% da população, desigualdade, um dos maiores índices de criminalidade do mundo, e uma das maiores quantidades de portadores do vírus da Aids.

    Mas o que isso tudo tem a ver com o Brasil? Nós também sofremos com a miséria, o desemprego, a fome que atinge milhões de brasileiros, a violência e a marginalidade.

    O Brasil é um país que tem milhares de pessoas apaixonadas por futebol, possui uma das melhores seleções, se não for a melhor, do mundo e provou isso ganhando a Copa das Confederações em 2009.

    Assim sendo, os Deputados eleitos por nós, o povo brasileiro, querem a paralisação das votações no Legislativo federal durante a Copa do Mundo. A iniciativa partiu de Cândido Vaccarezza PT/SP, líder do governo na Câmara dos Deputados, juntamente com o líder do PSDB, o deputado João Almeida.

    O que devemos pensar com esse tipo de atitude? Será falta de noção dos nossos deputados? Depois reclamam que o povo não reconhece a classe política de uma forma mais decente.

    Um cidadão brasileiro de nome Ulisses Mendes disse ficar assustado, mas não preocupado com esta decisão, pois, acredita que o Brasil continuará a ter os mesmos problemas sociais com eles trabalhando ou não. Assustado ele ficou foi com as regalias que terão nossos representantes como: direito a passagens aéreas de ida e volta, estadia e entradas para os jogos até o final da copa com direito a somente 3 acompanhantes, pagos pelo GOVERNO DO BRASIL.

    Este ano, 2010, é ano eleitoral. Iremos, nós, os mantenedores do Governo do Brasil, eleger mais uma vez os nossos representantes no Poder, então, precisamos reavaliar nossas escolhas, olhar e ver a importância que temos ao depositar nossa confiança em nossos representantes, para quando chegar a próxima Copa, não terem a ideia de deixar todos os problemas sociais que enfrentamos diariamente para torcer pela nossa seleção.

    Como o Parágrafo único do art.1 da Constituição Federal descreve: “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”, devemos parar e analisar que, nós, somos a maioria, e esta maioria, deve conduzir nosso país à prosperidade para um futuro mais digno aos nossos filhos.

 Flávio Oliveira é aluno de Direito das Faculdades Integradas de Ourinhos – FIO.

Voltar