A FILOSOFIA NO COTIDIANO - 1° Artigo escrito por Valmor Fantinel - Aluno de Direito das FIO

30/06/2010 12:05

Artigo: A FILOSOFIA NO COTIDIANO

Autor: Valmor Fantinel

 

     Mesmo antes de saber o que era Filosofia, sempre me senti atraído pelo mundo das ideias. Não a via, como a vejo hoje, como uma matéria prática, capaz de fazer diferença no mundo e nos dizer sobre os fatos do cotidiano.

     A Filosofia nos traz uma promessa que, na primeira impressão, pode nos parecer ingênua, mas que na verdade é muito profunda, a de mostrar um caminho para aprender a ser feliz.

     Embora o fim da Filosofia não esteja voltado para resultados concretos e imediatos, acreditar que ela não tenha uma aplicação prática é apenas uma ilusão.

     O Direito, a Ética, a Moral, a Política, a Ciência, a Religião, a Arte, o Esporte, entre outras áreas, tudo tem a ver com Filosofia. É o pensamento humano que influencia e determina o mundo em que vivemos.

     Dedicar-se à Filosofia não quer dizer abstenção da realidade, muito menos alienação, é completamente o oposto. É entrar em contato com essa realidade e compreendê-la, interagir com ela, ou até mesmo alterá-la, da melhor maneira possível.

     A Filosofia nos permite examinar essa realidade, o que fazemos constantemente. Quando tentamos resolver os diversos problemas globais, sociais ou até mesmo pessoais, estamos fazendo uso dessa Razão.

     Na Obra – Aristóteles Para Executivos - Como a Filosofia Ajuda na Gestão Empresarial – do escritor espanhol Luis Carreto Clavo, o autor consegue nos mostrar que a Filosofia não é apenas uma curiosidade ou uma especialização de eruditos, mas que está presente em decisões que podem representar o sucesso ou o fracasso de uma corporação. É um exemplo claro de que podemos aplicar a Filosofia no nosso cotidiano.

     De certo modo, a Humanidade será eternamente Amante de Sophia.

 Valmor Fantinel é aluno de Direito das Faculdades Integradas de Ourinhos – FIO.

Voltar